quarta-feira, 24 de outubro de 2018

hoje em dia o que é a verdade?

quando começa:


A verdade deve estar em vigília constante:
“Isso pressupõe um esforço áspero de vigília, enquanto a noite, o
obscuro, o monstruoso existem por direito natural, prévios de qualquer
racionalidade. Ao invés do triunfo do pensamento verdadeiro da razão,
da claridade que invade para sempre o universo, o que se descobre é uma
predominância invencível das trevas” (COLI, 1996, p. 310).
Nessas formulações, abstrai-se qualquer referência a um contexto histórico,
político e social de significado a tais conceitos. 
Frente à famosa afirmação 



 

“Todos os homens são iguais”, caberiam as seguintes perguntas, entre tantas outras possíveis: quais homens? Iguais em quê?

O que matou e mata milhões é a convicção de possuir a verdade e a vontade de
impô-la aos outros... 

O homem ocidental matou em nome de Deus, em nome de
princípios nazistas, stalinistas e até científicos (racismo). O sono da razão produz
monstros; quando dorme a razão não há mais luz.

Para Husserl, todo objeto é um dado da
consciência, que lhe atribui sentido e significado
Para Husserl, os fatos existem, mas não são importantes em si; o ser humano
não se interessa por eles, mas pelos sentidos que são dosatribuídos a eles. Como
relação, por exemplo, a pergunta que várias Ciências se fazem:



 
o que é a verdade?


Husserl diz que a verdade, do ponto de vista humano, reside no sentido e não
no fato. Cada pesquisador, ao se debruçar sobre a verdade, estará preocupado
e, desse modo, atento somente àquilo que lhe faz sentido, tudo mais é deixado
de lado. Cada um descreverá alguns aspectos da verdade, não a Verdade em si.
Não é possível, assim, o conhecimento absoluto e universal proposto pela razão
iluminista, apenas conhecimentos referidos a um determinado sujeito:
“A fenomenologia critica a filosofia tradicional por desenvolver uma
metafísica vazia e abstrata, voltada para a explicação. Ao contrário, a
fenomenologia tem o próprio ser humano como ponto de partida de
reflexão. Ao buscar o que é dado na experiência, descreve ‘o que se
passa’ efetivamente do ponto de vista daquele que vive uma determinada

situação concreta” (ARANHA & MARTINS, 2013, p. 157).

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